domingo, 24 de fevereiro de 2013

CONGRESSO NACIONAL RECUSA-SE A PEDIR SEGURANÇA À BLOGUEIRA YOANI E SUBMETE A SOBERANIA NACIONAL AO FORO DE SÃO PAULO


O caso é vergonhoso e não teve a repercussão devida nos meios de comunicação: a Câmara dos Deputados recusou-se a encaminhar ao Ministério da Justiça pedido de segurança para a dissidente cubana Yoani Sánchez, a qual sofreu no Brasil perseguição de grupos esquerdistas ligados à ditadura cubana. Os oposicionistas que encaminharam o pedido foram neutralizados por parlamentares cooptados pelo Governo Federal.

A moça, que veio pregar liberdade de expressão, foi impedida de falar por trogloditas em território brasileiro num caso nebuloso que envolveu espionagem, militantes esquerdistas e agentes estatais brasileiros e cubanos. Nada disso sensibilizou os congressistas, que desistiram de defender as leis brasileiras. Note-se que esta articulação política internacional para perseguir Yoani é apenas um reflexo do Foro de São Paulo, cujos partidos esquerdistas (PT, PC do B, Partido Comunista de Cuba etc.) vêm há anos articulando ações políticas em conjunto. Cada vez mais, a presença do Foro de São Paulo é sentida no cenário político nacional e determina os rumos do Brasil.

Segue abaixo a confissão de culpa do Congresso Nacional:

20/02/2013 - 20h36 Agência Câmara Notícias, reportagem de Carol Siqueira, edição de Pierre Triboli

Obstrução de partidos governistas impede votação de proteção a blogueira cubana

Deputados do PT, do PMDB, do PDT e do PCdoB entraram em obstrução e impediram a votação, nesta quarta-feira (20), do requerimento do deputado Mendonça Filho (DEM-PE) pela proteção policial à blogueira cubana Yoani Sánchez durante a sua estada no Brasil. Os deputados dos partidos em obstrução ficam dispensados de marcar presença na votação em Plenário. Dessa forma, apenas 237 deputados registraram seu voto, mas seriam necessários 257 votantes para validar a votação.

Yoani Sánchez esteve na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, a convite do PSDB. No evento, houve tumulto por parte de defensores do regime cubano.

Na sessão de terça-feira (19), o DEM já havia tentado votar um requerimento que, além da segurança, tentava garantir a investigação da denúncia de que o coordenador de Novas Mídias e Outras Linguagens de Participação da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ricardo Poppi Martins, teria recebido um dossiê elaborado pela Embaixada de Cuba, supostamente feito para desacreditar a jornalista.

O deputado Mendonça Filho retirou o pedido de investigação para tentar viabilizar o requerimento de proteção policial, mas não houve acordo.

Benefício indesejado

                     Os partidos contrários ao requerimento argumentam que a blogueira não pediu proteção à Câmara e, assim, não caberia ao Plenário conceder um benefício indesejado. Para a líder do PCdoB, deputada Manuela D’Ávila (RS), a medida pode ferir o direito individual da blogueira. 'Não podemos ferir a individualidade de uma pessoa. Vamos, de maneira autoritária, colocar a patrulha?' declarou.

O mesmo argumento foi utilizado pelo deputado Miro Teixeira (PDT-RJ). 'Se houver violência para impedir a atuação da blogueira, quem praticar a violência terá de ser preso. Votar um requerimento para que a Polícia Federal dê segurança a alguém que não pediu é uma atitude que deve ser rejeitada', disse.

Alguns parlamentares criticaram a ofensiva da oposição em defesa da blogueira cubana. O deputado Sílvio Costa (PTB-PE) chamou de 'baboseira' a discussão do requerimento, enquanto o líder do Psol, deputado Ivan Valente (SP), considerou a manobra um “factoide” para chamar a atenção dos meios de comunicação.

Yoani Sánchez ganhou notoriedade com o blog 'Generación Y', que critica o regime cubano. Ela chegou ao País na madrugada da segunda-feira (18) e, desde então, tem sido alvo de protestos de defensores do regime castrista.

Liberdade de expressão

                      A oposição, por outro lado, defendeu veementemente a aprovação do requerimento. O líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), lamentou o tratamento recebido no País por Yoani, que foi proibida de falar em Feira de Santana (BA), por conta do tumulto gerado por simpatizantes do governo cubano.

Durante a visita à Bahia, os manifestantes impediram a divulgação do documentário 'Conexão Cuba-Honduras', que trata da liberdade de expressão e tem a participação da blogueira.

Carlos Sampaio, no entanto, criticou o regime castrista. “Um único partido, uma única imprensa. Que país é esse que os simpatizantes do PT e do PCdoB querem defender?” questionou.

O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), ressaltou que o discurso de Yoani Sánchez merece ser ouvido. 'Essa idealista veio ao País para tentar convencer os jovens brasileiros, para mostrar que não cabe mais um regime ditatorial como o de Cuba', disse.

O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), comparou o tratamento recebido pela blogueira ao tratamento dado a Cesare Battisti, italiano militante de esquerda que foi condenado no seu país e recebeu asilo no Brasil. Segundo o deputado, o governo teria colocado a sua máquina para defender o italiano e, agora, um servidor do Planalto teria recebido a missão de disseminar um dossiê contra a cubana.

'Battisti, assassino, tem respaldo do Planalto. Uma simples blogueira recebe tratamento contrário para ser proibida de caminhar pelo Brasil e explicar a situação daquele país', disse Caiado.

O líder do PR, deputado Anthony Garotinho (RJ), também defendeu a aprovação do requerimento. 'O mesmo direito assegurado aos que querem elogiar o governo cubano pelos avanços na área da saúde e da educação também tem de ser assegurado aos que querem criticar a falta de democracia naquele país', disse.

Dos partidos da base aliada ao governo, apenas o PP se manifestou a favor do requerimento”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente.